Imagine um shopping center com 1.500 lojas, centenas de restaurantes e atrações como uma pista de kart e uma montanha russa com mais de 500 metros, tudo distribuído em 1 milhão de metros quadrados. Só podemos concluir que um empreendimento desse porte seria um sucesso de público e vendas, não é mesmo? Pois, de acordo com o Daily Mail, não é não!
Segundo a publicação, esse é o New South China Mall, inaugurado em 2005 na cidade de Dongguan. Construído para receber mais de 70 mil visitantes ao dia, o responsável pelo projeto — Hu Guirong — enviou uma equipe para viajar ao redor do mundo com o objetivo de buscar ideias, e o shopping conta com sete áreas temáticas que reproduzem diferentes partes do mundo.
Réplicas e áreas temáticas
Entre elas, foi reproduzido um “mini centro” da cidade de San Francisco, por exemplo, além de uma réplica do Arco do Triunfo, dos famosos canais venezianos — com direito a gôndolas e tudo —, de algumas áreas de Las Vegas e até do Godzila. No entanto, hoje o shopping conta com menos de uma dúzia de lojas em funcionamento (1% da capacidade total) e continua aberto apesar de estar completamente deserto.E como é possível que uma estrutura como essas não tenha dado certo, especialmente considerando a paixão dos chineses pelo consumo e pelas compras? A China foi fortemente afetada pela recessão mundial, e a cidade de Dogguan — onde o shopping foi construído — é famosa pela população de operários com baixos salários. Portanto, parece que não há muito dinheiro disponível para a compra de supérfluos por lá.
Além disso, a falta de experiência e planejamento dos empreendedores também parece ter sido crucial para o fracasso do shopping, pois tudo indica que eles conseguiram o financiamento para a construção antes de garantir que todos os espaços dedicados às lojas seriam ocupados. E parece que o problema enfrentado pelo New South China Mall não é o único caso. De qualquer forma, o que você sugere que seja feito com esse espaço gigante?
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