* Usar notebook no colo faz mal?
Está comprovado: usar o notebook no colo faz mal à saúde, além de prejudicar o funcionamento da máquina. Esse tipo de hábito desgasta o computador e faz com que o calor emitido pela cpu cause infertilidade masculina.
A recomendação é que o aparelho seja sempre utilizado sobre uma mesa. Segundo um estudo de especialistas em urologista da State University of New York, publicado pela revista Fertility and Sterility, o uso do notebook no colo causa um super aquecimento dos testículos e prejudica a fertilidade do homem.
No estudo, os médicos usaram termômetros para medir a temperatura dos testículos de 29 jovens que usavam notebooks apoiados sobre os joelhos. O resultado foi que, mesmo com um suporte sob o computador, o calor da máquina atrapalhava a capacidade de reprodução masculina.
Pela natureza do homem, a posição dos testículos faz com que essa região do corpo esteja sempre alguns graus mais frios que o restante do organismo, pois uma temperatura mais baixa é necessária para a produção de esperma.
A pesquisa mostrou que aquecer os testículos em mais de um grau é o suficiente para danificar os espermatozoides e reduzir a capacidade reprodutiva masculina
* Refrigerante faz tão mal aos dentes quanto crack e cocaína
A descoberta faz parte de uma pesquisa que envolveu voluntários com problemas de saúde bucal. Confira mais detalhes aqui.
Se você tem o hábito de tomar muito refrigerante e é daquelas pessoas que esquecem que existe água, prepare-se para a verdade: esse tipo de bebida faz tão mal à sua dentição quanto o uso de drogas ilegais. Isso se dá pela presença de elementos corrosivos presentes nas bebidas gaseificadas.
A corrosão começa pelo comprometimento do esmalte, essa película que dá brilho e protege nossos dentes. Sem essa proteção, nossa estrutura dentária fica mais suscetível a cáries, sensibilidade, rachaduras e ao amarelamento. Cientistas afirmam que o consumo abusivo de refrigerantes provoca os mesmos estragos que os percebidos em quem usa cocaína e crack.
As pesquisas trabalharam com comparações entre a saúde bucal de indivíduos que consumiam muita bebida gaseificada e aqueles que eram viciados nas drogas acima citadas. Essas pessoas admitiram também que não tinham bons hábitos de higiene bucal.
Corrosões
O autor do estudo, Mohamed A. Bassiouny, explicou que cada uma das pessoas avaliadas apresentam erosões dentais sérias e que isso está diretamente relacionado às drogas que consomem: meta-anfetamina, crack e refrigerante. Um dos grandes problemas do refrigerante – tanto nas versões normais como dietéticas e de baixa caloria – é a presença de substâncias como o ácido cítrico. Da mesma forma, algumas drogas apresentam elementos tão ácidos quanto esse ingrediente das bebidas superpopulares.
Para que os prejuízos sejam tão preocupantes quanto aqueles presentes em dependentes químicos, bastaria que você consumisse dois litros de refrigerante por dia, durante três anos, o que pode ser comum na rotina de muitas pessoas. A recomendação básica é diminuir a ingestão de refrigerantes e aumentar a de água. Será que não está na hora de mudar seus hábitos um pouquinho?* Conheça a fruta proibida que está causando polêmica
Mesmo com a comercialização negada pela Anvisa, o noni conquista mais defensores a cada dia. Os moradores do estado de Pernambuco, mais precisamente de Recife, Olinda e regiões metropolitanas, estão com suas rotinas diárias sendo modificadas devido ao aparecimento de uma nova fruta com poderes quase milagrosos. O noni, como ela é chamada, é proveniente da árvore Morinda citrifolia e pode ser facilmente encontrado em feiras livres, mercados públicos e até em quintais dos residentes da cidade.
A
fruta, originária do sudeste asiático, supostamente tem propriedades
terapêuticas e é utilizada por pessoas que sofrem dos mais diversos
males, desde casos sérios de diabetes até simples cefaleias (dores de
cabeça). A forma mais consumida do produto é no formato de suco ou
misturado com outras frutas. No entanto, a Morinda, que produzia o suco
Tahitian Noni, fechou suas portas no começo de 2009, sob a justificativa
de não conseguir cumprir as exigências do governo brasileiro.
O
problema de verdade é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa) proíbe que quaisquer produtos que sejam à base de noni, bem
como a comercialização da fruta ou de seus derivados dentro do território nacional.
De acordo com o órgão do governo, apesar de ainda não serem
conclusivas, pesquisas com o vegetal apontaram que a fruta pode causar
danos ao fígado e também aos rins.
A voz do povo…
Mesmo
com a Anvisa dizendo que as promessas de cura com base no consumo da
fruta sejam “falaciosas”, os pernambucanos têm as mais diferentes
histórias para comprovar
que o noni funciona de verdade. A nutricionista e professora da
faculdade Maurício de Nassau, Ana Lígia Lins, explica que a fruta
terapêutica se encaixa na categoria de “alimento funcional”, que são
aqueles que trazem benefícios superiores aos meramente nutricionais.
Fonte da imagem: Reprodução/G1 |
Assim, as pessoas que consomem o noni não se cansam de enumerar a lista
de benefícios proporcionados pela fruta. Prova dessa crença é que
algumas pessoas já estão cultivando o noni em seus próprios quintais,
como o radialista Geraldo Clemente, que começou a tomar o suco para
tentar combater um câncer na próstata. De acordo com o consumidor, a
melhora foi tão significativa que ele já não toma mais as medicações
receitadas pelo seu urologista.
A procura pelo
noni é tão grande que os mercados e feiras livres estão aproveitando
para elevar o preço do produto. De acordo com a reportagem do G1, o
quilo da fruta está sendo oferecido por R$ 15, e cada fruta pode ser
adquirida em média por R$ 2. As vitaminas e os sucos são um pouco mais
acessíveis, mas vale relembrar que a comercialização desses produtos é
proibida pela Anvisa.
* A importância de uma alimentação saudável
A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo
de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou,
simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre
bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões
importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde.
A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente
no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação
de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças
respiratórias e manifestações auto-imunes podem ser um alerta de que sua
alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida
moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento
excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como
problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
Uma
nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a
irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia
também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e
favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode
promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o
desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes,
contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
Alimentação saudável promovendo saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida
* Dores nas costas: quais são as principais causas, como tratar e prevenir
Quem nunca sentiu uma dorzinha nas costas que atire a primeira pedra. A maioria das pessoas já sofreu com este problema em algum momento da vida. Mas até que ponto a dor pode se tornar uma doença séria? A dor nas costas é um termo popular, mas na medicina ela é chamada de lombalgia.
De acordo com o fisioterapeuta Lucas Job, as principais características são contraturas e rigidez das vértebras e, em casos mais graves, a lombalgia pode ocasionar a hérnia de disco, que é uma ruptura estrutural em um dos discos da coluna e ocorre mais nas partes cervical e lombar. A postura inadequada e o estresse são os maiores responsáveis pela dor. Uma das causas da lombalgia também está na falta de atividade física. O fisioterapeuta recomenda: “É bom fazer exercícios que fortaleçam a musculatura da coluna e do abdômen. A musculação e o pilates, por exemplo, sempre devem ser feitos com orientação de profissionais capacitados”, alerta. A Reeducação Postural Global (RPG), também é recomendada como precaução da má postura e a fisioterapia preventiva serve para pessoas que trabalham ou realizam atividades sempre em uma mesma postura ou com movimentos repetitivos. O ortopedista especialista em coluna vertebral, Antônio Quintanilha, explica que a má postura pode agravar problemas na coluna. “A má postura é resultado do mau condicionamento físico e um reflexo do corpo que, sem treinamento diário, não consegue sustentar o esqueleto e em particular o edifício vertebral”, diz.
Além da dor nas costas, algumas pessoas apresentam desvios posturais. Os desvios são alterações na coluna vertebral. É o uso incorreto das articulações corporais. Lucas diz que fazer alongamentos durante o trabalho ajuda a evitar estes problemas. “Exercitar-se no trabalho ou em casa também é uma ótima maneira de se prevenir problemas. Cuidados com a postura (ao sentar, trabalhar no computador e realizar atividades físicas) e na hora de carregar pesos (tipo bolsa, sacola, mochila ou até mesmo levantar coisas do chão)”, explica. (veja fotos abaixo das posições certas e erradas). As mulheres devem tomar cuidado ao usar salto alto, pois o sapato pode mudar o posicionamento sagital da coluna. “Quem usa permanentemente o salto alto deve evitar retirá-lo (e utilizar Anabela ao invés de rasteirinhas) porque terá dor lombar ou cervical, se tiver tendões retraídos”, alerta Dr. Quintanilha.
O certo e o errado das atividades diárias
Principais causas da dor nas costas:· Excesso de peso;
· Uso inadequado de tênis;
· Gordura abdominal;
· Fraqueza abdominal;
· Encurtamento da musculatura posterior das pernas.
· Uso inadequado de tênis;
· Gordura abdominal;
· Fraqueza abdominal;
· Encurtamento da musculatura posterior das pernas.
O tratamento para a dor nas costas, é
feito, principalmente, com atividades físicas. O fisioterapeuta explica
que se avalia a coluna, inicialmente, quanto ao alinhamento.
Posteriormente, observa-se quais as atividades que a pessoa faz por dia
e, assim, o profissional consegue orientar o paciente do modo correto de
praticá-las e elaborar um tratamento especifico para o caso. O
tratamento também pode ser feito com o uso de analgésicos,
relaxantes musculares e antiinflamatórios não esteróides. Lembrando
sempre, que é o médico quem vai dizer o que você deve ou não tomar. A
cirurgia é indicada em algumas situações especiais como a hérnia de
disco que não responde ao tratamento clínico. A cirurgia é simples e
geralmente realizada com utilização de microscópio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário